1 Conhecer a Idade de Aposentadoria:
É necessário que você conheça a idade mínima para se aposentar, já que isso depende do seu plano de previdência, privada ou regime geral, do país em que você reside, regulamentações locais, e também, as alterações que acontecem nas leis todos os anos.
.
2 Verifique o Tempo de Contribuição:
Verificar o tempo de contribuição é essencial para a sua aposentadoria, já que ele é variável a depender da sua profissão e o plano de previdência que você tem. Certifique-se de que suas contribuições estão corretas dentro do seu extrato.
.
3 Calcule seu benefício:
Entenda como será calculado o seu benefício de aposentadoria. Para isso, é necessário uma verificação detalhada de cada salário contribuição relacionado ao tempo de contribuição. Para isso consulte o site do MeuINSS e, se possível, consulte um profissional para que faça o calculo corretamente para você.
.
4 Opções de Aposentadoria:
Antes de se aposentar, avalie as inúmeras opções aposentadoria presentes hoje na previdência. Em alguns casos, é possível se aposentar antes da idade padrão, para isso é necessário verificar o tempo de contribuição e, também, os valores, visto que pode afetar diretamente na renda mensal. Consulte um profissional especialista para que ele lhe apresente as inúmeras possibilidades ligadas ao seu caso.
.
5 Planeje a sua aposentadoria:
Antes de entrar com o processo de aposentadoria consulte um profissional especialista, para que ele verifique o seu extrato de contribuição de forma detalhada, faça um cálculo para a verificação de qual o melhor benefício para você, e também, se necessário corrija alguns erros em suas contribuições ou resolva pequenos detalhes que podem alterar toda a sua aposentadoria.
.
Lembre-se a sua aposentadoria é o resultado de toda uma vida trabalhada, por isso deve ser planejada com cuidado e consciência.
.
Venha consultar a nossa especialista em Direito Previdenciário!
.
.
.
Comentários